Vantagens e Desvantagens de dieta LowCarb

Nos dias de hoje, nos deparamos com várias dietas e planos alimentares na internet, prometendo emagrecer rapidamente. Embora a maioria pareça ineficaz, as dietas com baixo teor de carboidratos apresentam bons resultados e são preferidas por muitas pessoas e profissionais.

O método envolve a redução drástica do consumo de carboidratos, especialmente carboidratos simples, como batata, arroz, pão, macarrão e macarrão em geral. Esses alimentos são muito importantes para o corpo obter energia e representam cerca de metade da dieta normal.

O problema é que o excesso de carboidratos não é totalmente consumido, mas se acumula no corpo na forma de gordura. Portanto, uma dieta pobre em carboidratos proporciona um consumo inferior ao gasto de energia de um indivíduo e favorece a queima da gordura armazenada. Confira!

3 vantagens da Dieta Low Carb

#1 – É uma dieta fácil de ser Seguida

Veja, quando a gente quer alguma coisa na vida, a gente tem que se dedicar, né? Também é importante perder peso com uma dieta baixa em carboidratos. É importante saber que os menus de baixo teor de carboidratos são muito atraentes para o sabor, embora muitas pessoas insistem no contrário, e existem muitas variedades.

Essa vantagem vai te fazer reeducar alimentos, principalmente porque:

Novos alimentos serão adicionados aos seus hábitos alimentares; Temperos naturais são permitidos, para que você possa saborear todas as refeições; A possibilidade de mudanças na receita é incrível, até o gosto mais safado pode ser satisfeito; Quando você está em um restaurante ou evento, não há necessidade de supervisão pública, pois você sempre pode encontrar alimentos com baixo teor de carboidratos.

#2 – Com a dieta Low Carb sua Fome é Inibida

Como dissemos, em carboidratos com baixo teor de carboidratos, aumentaram os alimentos protéicos. Claro, esse tipo de macronutriente pode suprimir a fome porque dá uma grande sensação de saciedade.

Como essa dieta enfatiza a ingestão de alimentos crus naturais, por exemplo, quase não há carboidratos, podemos ficar mais tempo sem comer. Uma solução anti-obesidade publicada recentemente no American Journal of Clinical Nutrition é aumentar o nível de proteína na dieta para reduzir a ingestão calórica diária.

#3 – Tudo diminui: Glicose, Colesterol, Triglicerídeos …

A doença coronariana é o resultado de triglicerídeos elevados, que é um criminoso silencioso. Quando consumimos muitos carboidratos (açúcar, farinha, ácidos graxos), também aumentamos a chance de triglicerídeos altos.

Ao mesmo tempo, o colesterol da lipoproteína de baixa densidade também aumenta e nos leva a ter outros problemas, como o desenvolvimento de doenças cardíacas, incluindo derrame, ataque cardíaco e derrame. Agora, a maior diferença é a saturação de açúcar no sangue. Com uma dieta pobre em carboidratos, a insulina permanece estável e o risco de diabetes é menor.

3 Desvantagens da dieta Low Carb

#1 – O intestino pode não Funcionar da Melhor Forma

Na verdade, essa desvantagem é totalmente justificada, e nem precisamos de pesquisas científicas para explicá-la. Porque a fibra na dieta está relacionada a ajudar a formar um bolo de fezes, e depois por meio de procedimentos (não entraremos em detalhes) para fornecer eliminação até a defecação.

Fibras de frutas e carboidratos, especialmente fibras de tubérculos e grãos, ajudam a prevenir a constipação. Portanto, se não comermos esses alimentos, não há dúvida de que os intestinos serão facilmente "travados". Por outro lado, a perda de peso será mais lenta e difícil.

#2 – Uma certa “fraqueza” poderá se fazer Presente

Alguns estudos dizem que uma pessoa privada de comer esse macronutriente poderá sentir dor de cabeça e uma sensação de fraqueza aparente, ainda mais no início.

Assim sendo, a pessoa encontraria dificuldades para gerenciar a rotina de trabalho, estudos, vida social e ir a academia ou de se exercitar regularmente, etc.

Assim sendo, a pessoa encontraria dificuldades para gerenciar a rotina de trabalho, estudos, vida social e ir a academia ou de se exercitar regularmente, etc.

De fato, a dieta low carb, controla a glicemia como vimos acima, e para muitas pessoas isso pode levar a essa sensação.

#3 – O mau-humor pode ser frequente

Essa hipótese está na lista de vantagens e desvantagens da dieta low carb, porque é tema de muitas pesquisas.

Até mesmo o endócrino Marcio Mancini, já mencionou estudos feitos em Cambridge (Reino Unido).

Na Universidade local, esses estudos apontaram a queda na produção de serotonina no cérebro em decorrência da privação de carboidratos.

Como sabemos, dependemos deste neurotransmissor para sensações de bem-estar, logo, sem essa manipulação na secreção, existe a probabilidade de mau-humor atípico, inclusive.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

XAVIER, S. C. Dietas pobres em hidratos de carbono na perda de peso corporal. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 2017.
SILVA, F. M. et al. Papel do índice glicêmico e da carga glicêmica na prevenção e no controle metabólico de pacientes com diabetes melito tipo 2. Arq. Bras Endocrinol Metab, v. 53, n. 5, p. 560- 571, 2009.
GHARTE, I., RAASTAD, T., & SUNDGOT-BORGEN, J. (2011). Long termeffect of nutrition counseling on desired gain in body mass and lead body mass in elite athletes. App Physiol Nutr Metab, v. 36, n. 4, p. 547-554, 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *